top of page

Assessment Big Five

Inventário de Personalidade

O Big five Brasil possui 5 traços, cada um com 4 subtraços.
A pontuação de cada um é uma escala de intensidade de 0 a 100,
com dois comportamentos opostos em seus extremos. Esta
estrutura possibilita bilhões de combinações, o que representa a
sua individualidade, algo coerente com as teorias atuais de
personalidade.

Fundamentos

A pontuação representa seu comportamento em relação aos profissionais brasileiros, ou seja, é comparativa segundo análises estatísticas (um quesito importante para R&S).

Exemplificando: se sua pontuação em um traço for 10, significa que de cada 100 brasileiros, você está entre os 10 com mais intensidade naquela característica, mais que você só outros 9.

E em cada 100 profissionais brasileiros, 90 têm menos esta característica que você.

Stationary photo
Balls

Origem

O modelo Big Five origina da teoria de que o comportamento humano é descrito por meio do seu vocabulário, mais especificamente adjetivos e pela necessidade dos pesquisadores de encontrar uma nomenclatura comum para correlacionar suas pesquisas.
Por décadas os psicólogos foram desafiados para agrupar ao máximo os comportamentos, e assim viabilizar seus estudos. 
Com o surgimento da psicometria e cálculos matemáticos para comprovar correlação entre variáveis comportamentais, chegou-se a 5 fatores para definir a personalidade.
Desde então o modelo dos cinco fatores foi aplicado em milhões de pessoas e utilizado como base em centenas de milhares de artigos científicos.
Comprovou-se estável em inúmeros idiomas e culturas ao redor do globo, tornando-se o principal modelo utilizado pela ciência para estudos de personalidade e seus artigos científicos.

bottom of page